Augusto Klimmek e o Zeppelin.

Os "zeppelins" são o aspecto mais glamoroso do correio aéreo da primeira metade do século passado. Colecionar cartões postais e envelopes transportados pelos dirigíveis alemães LZ 127 - Graf Zeppelin e LZ 130 - Hindenburg é, desde a época em que eles operaram, uma especialidade da Aerofilatelia que demanda muito estudo e recursos do filatelista.

Entre 1930 e 1937, os dois dirigíveis realizaram 76 viagens para o Brasil, segundo informa Cristiano Rocha Affonso da Costa (2020). Além de passageiros, os voos dos "zeppelins" também transportaram malas postais, cujas correspondências foram cuidadosamente seladas e carimbadas. Somente na expedição polar de 1931, o Graf Zeppelin "levou em torno de 50 mil cartas enviadas por filatelistas e fez um pouso na água para trocar correspondência com o navio quebra-gelo soviético Malygin que, por sua vez, carregava uma grande quantidade de correspondência enviada por colecionadores" (COSTA, 2020, p. 64).

Augusto Klimmek e o Zeppelin.

Em 1929, o imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek (1879-1970) e sua família se estabeleceram em São Bento do Sul. No mesmo ano, ele fundou a empresa Klimmek & Cia. Ltda., destinada à fabricação de escovas de dente. A partir da década de 1930,  ela foi instalada em uma sede própria, diversificou seus produtos e mudou sua razão social para Indústrias Augusto Klimmek S.A.

Há quase cem anos, a Condor é a maior marca do ramo na América Latina, sendo uma referência importante em Negócios e Inovação.

O envelope nesta publicação faz parte da história dessa empresa e dos voos dos zeppelins prateados.

Descrição filatélica.

Envelope aéreo de São Bento do Sul (09/V/1933) para Hamburgo. Carta transportada pelo Serviço Aéreo Transatlântico (Sindicato Condor - Luftschiffbau Zeppelin). Trânsitos por São Francisco do Sul (10/V/1933) e Friedrichshafen (17/V/1933). Franquia de 4.200 Réis para cartas aéreas do 5. Grupo com até 5g. Marcas postais: "SERVIÇO AÉREO TRANSATLÂNTICO / ZEPPELIN - CONDOR"; "SERVIÇO AÉREO TRANSATLÂNTICO / VIA CONDOR - ZEPPELIN * MAIO 1933"; "MIT LUFTSCHIFF GRAF ZEPPELIN BEFÖRDERT" (Transportado pelo dirigível Graf Zeppelin); "MIT LUFTPOST BEFÖRDERT / HAMBURG 1" (Transportado pelo correio aéreo / Hamburgo 1).

Figura 1: frente do envelope. Coleção do autor.

Figura 2: detalhe do verso do envelope com as marcas de trânsito.

As viagens do LZ 127 em 1933.

Em 1933, o Graf Zeppelin fez doze voos ao Brasil. O envelope descrito nesta publicação foi transportado na mala postal da primeira viagem daquele ano, entre 6 e 17 de maio (ZIONI, 1995).

De São Bento do Sul, a carta seguiu, provavelmente, de trem até São Francisco do Sul, onde foi embarcada em um avião do Sindicato Condor que a transportou diretamente até a cidade do Rio de Janeiro. Lá, a carta foi incorporada à mala postal do LZ 127, cujo destino final foi Friedrichshafen. De lá, ela foi transportada por avião até Hamburgo.

Uma curiosidade.

A empresa Koch & Reimers, destinatária, foi fundada em Hamburgo em 1903 e permanece ativa até hoje no ramo de agenciamento de carga.

Referências.

COSTA, Cristiano Rocha Affonso. Os zeppelins nos céus do Brasil. São José dos Pinhais: Estronho, 2020.
ZIONI, Ângelo. Da história do serviço postal aéreo no Brasil. Santa Catarina filatélica, Florianópolis, n. 42, p. 9-70, jun. 1995.

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