A Missão Naval dos Estados Unidos no Brasil: anos iniciais (1922/30).

A primeira metade do século 20 foi um período bastante rico para a história postal brasileira, especialmente, no que se refere aos correios militares. A expansão das forças armadas pelo território nacional, as rebeliões das décadas de 1920/30 e as missões estrangeiras no país serviram de pano de fundo para a circulação de uma ampla correspondência castrense. Essas, por sua vez, deram origem à regulamentos e marcas postais que são disputadas pelos filatelistas brasileiros e estrangeiros que as colecionam e estudam.

A Missão Naval do Estados Unidos no Brasil.

Em 6 de julho de 1922, foi assinado em Washington - D.C., o contrato que estabeleceu a United States Naval Mission to Brazil, com o objetivo de promover o reaparelhamento da Armada brasileira e o aperfeiçoamento dos seus recursos humanos. Ela foi chefiada pelo Contra-almirante Carl Theodore Vogelgesang, sendo sediada na cidade do Rio de Janeiro.

A Missão Naval Americana, como também é conhecida, foi contratada em um contexto histórico caracterizado pelas necessidades de modernização da Armada brasileira e de equiparação com as marinhas argentina e chilena, na época, as melhores da América do Sul, além da aproximação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos. Do ponto de vista geopolítico, vigorava a Doutrina do Poder Naval.

Descrição filatélica.

O envelope a seguir, foi adquirido do comerciante filatélico José Luis Fevereiro, em seu grupo de venda direta existente no WhatsApp.

Frente do envelope. Coleção do autor.


Envelope do Rio de Janeiro (29/X/1930) para Washington - D.C. Correspondência da Missão Naval dos Estados Unidos no Brasil isenta de franquia postal por se tratar de "Official Business", conforme indica a marca: "NAVY DEPARTMENT / OFFICIAL BUSINESS / PENALITY FOR PRIVATE USE $800" (Departamento Naval. Negócios Oficiais. Multa de US$ 800 para uso particular).

O destinatário foi o Escritório de Suprimentos e Contas do Departamento Naval dos Estados Unidos. Daí, a isenção da franquia postal, que foi cobrada, no entanto, de correspondências particulares remetidas pelos integrantes da Missão Naval, conforme é possível constatar através do link a seguir:

Envelope para Washington - D.C., de 22 de dezembro de 1926, endereçado à senhora Norvell Munford.

Encerramento e recontratação.

A Revolução de 30 gerou o pano de fundo para o encerramento da Missão Naval, em novembro de 1930. Contudo, ela foi recontratada pelo governo brasileiro em 1935, iniciando uma nova fase que se estendeu até o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Comentários

Postagens mais visitadas