Kraftkurspost

Kraftkurspot é o nome dado ao serviço postal rodoviário alemão, iniciado em caráter experimental no ano de 1936.

Em inglês, ele é denominado Highway Post Office. Em língua italiana, Autobus Postali. Já em espanhol, Autobus Postal. Logo, em português, Kraftkurspost pode ser traduzido como Ônibus Postal.

Na Alemanha, o Ônibus Postal foi experimentado no contexto de expansão das autoestradas (Autobahn) e com os objetivos de desafogar o correio ferroviário e acelerar o transporte de malas postais, que passaram a ser processadas e transportadas dentro dos Kraftkurswagen, um ônibus vermelho produzido pela Daimler-Benz.

As Autoestradas alemãs.

Foi na Alemanha em que foi construída a primeira autoestrada do mundo, entre 1913 e 1921, em Berlim. A segunda Autobahn foi inaugurada em 1932 e ligou as cidades de Bonn e Colônia. Com Adolf Hitler, foi iniciado um projeto ambicioso de de construção de uma rede de autoestradas que cobriria todo país e formaria um sistema de comunicação nacional rodoviário.

O responsável pela direção desse empreendimento foi o engenheiro Fritz Todt (1891-1942). Quando a Segunda Guerra Mundial foi iniciada, em 1939, mais de 2.1 mil quilômetros de autoestradas já estavam funcionando.

Linhas de testes do Ônibus Postal.

Foram realizadas viagens de testes em sete linhas:

Linha 1: Berlim - Leipzig;

Linha 2: Berlin - Stettin;

Linha 3: Berlim - Magdeburgo;

Linha 4: Munique - Nuremberg;

Linha 5: Munique - Mittenwald;

Linha 6: Stuttgart - Tuttlingen;

Linha 7: Stuttgart - Horb am Neckar.

O bilhete postal a seguir, circulou pela Linha 1:

Frente do bilhete postal. Coleção do autor.

Bilhete postal de Berlim (04/V/1936) para Chemnitz. Franquia de 6 centavos para bilhetes e cartões postais em tráfego de longa distância. Trânsito pelo Ônibus Postal, Linha 1 (Berlim - Leipzig), viagem de teste 1.

O serviço também foi oferecido pelos correios dos Estados Unidos, conforme narra o vídeo a seguir, em inglês:




Referência

HITLER desafia a ordem mundial. São Paulo: Abril Coleções; Aventuras na História, 2009 (Coleção 70. Aniversário da II Guerra Mundial; v. 01).

Comentários

Postagens mais visitadas