Compre Bônus de Guerra.

Uma guerra não envolve somente recursos humanos e material bélico. Economicamente, os custos dos conflitos militares são altos, sendo necessárias formas eficazes de arrecadação de fundos para as batalhas e as campanhas militares.

É nesse contexto que são emitidos os "bônus de guerra". Tratam-se de "títulos públicos representativos de um empréstimo feito pelo governo à população, sob a forma de subscrição compulsória e/ou voluntária" [1]. Embora o objetivo principal dos bônus de guerra seja o financiamento do esforço de guerra, eles também desempenham uma  função simbólica, como um dos meios de mobilização da sociedade civil em torno do próprio esforço de guerra, porém nas frentes domésticas [2].

A experiência americana.

Durante o período em que participou ativamente da Segunda Guerra Mundial, entre 1941 e 1945, o governo dos Estados Unidos emitiu bônus de guerra, ao longo de sete "rodadas": novembro - dezembro de 1942; abril - maio de 1943; setembro - outubro de 1943; janeiro - fevereiro de 1944; junho - julho de 1944; novembro - dezembro de 1944; maio - junho de 1945 [3].

Após a rendição incondicional do Japão e o fim definitivo da guerra, entre outubro de dezembro de 1945, o Tesouro americano emitiu uma rodada de bônus, denominada Victory Loan, cujo objetivo foi arrecadar fundos para a manutenção de tropas de ocupação, a desmobilização e o repatriamento dos efetivos no ultramar e os demais custos decorrentes do processo de reintegração social dos ex-combatentes nos Estados Unidos [4].

Mas, durante todo esses período em que foram emitidos e subscritos os bônus de guerra, qual foi o seu balanço final?

De acordo com Leonardo Montanholi dos Santos:

"O balanço financeiro dos Bônus de Guerra americanos foi positivo, sendo arrecadados US$ 185.000.000.000,00 da despesa total de US$ 350.000.000.000,00 com o ingresso dos EUA na II Guerra Mundial, assim, quitando, aproximadamente, 53% desse custo" [grifo meu] [5].

O "homem-minuto" em fósforos.

O sucesso dos bônus de guerra está diretamente ligado à motivação das pessoas em subscrevê-los. Assim, entre 1941 e 1945, uma forte propaganda acerca dos bônus de guerra foi veiculada nos Estados Unidos. Além dos tradicionais meios de comunicações, tais como o cinema, a imprensa periódica e a rádio, a propaganda dos bônus de guerra foi veiculada através de outros meios, como por exemplo, o estojo de fósforos de papel que faz parte desta postagem [6].

Figura 1: frente de um estojo de fósforos de papel. Coleção do autor.

A figura 1 representa a frente de um estojo de fósforos de papel, produzido pela empresa The Diamond Match Company, fundada no início da década de 1850, nos Estados Unidos [7]. Destacam-se as cores branca, azul e vermelha da bandeira dos EUA e uma representação do "homem-minuto", Minute Man, inspirada na escultura homônima de Daniel Chester French, localizada no Minute Man National Historical Park, em Concord, Massachusttes [8].

De acordo com Leonardo M. dos Santos, a figura do "homem-minuto" foi recorrente na propaganda dos bônus de guerra, em particular a escultura de French, pois ela era uma das representações mais antigas "do cidadão americano, que se reporta as pessoas que trabalhavam no campo e pegavam as suas próprias armas para se tornarem combatentes da Revolução Americana, assim, se tornando 'Soldados-Cidadãos' [...]" [9].

Figura 2: verso. Coleção do autor.

Já o verso do estojo, figura 2, é ilustrado com uma grande letra "V", que representou tanto para os aliados quanto para o eixo um símbolo de vitória. Tal como na frente, o "V" foi impresso sobre um fundo branco, azul e vermelho. O emprego simbólico dessa letra foi iniciado pelo então Primeiro-Ministro inglês Winston Churchill (1874 - 1965), no começo da guerra. Porém, ela também foi apropriada pela propaganda de guerra alemã, conforme diversas fontes iconográficas, tais como cinderelas, panfletos e marcas postais - tema este para uma próxima postagem.

Notas:

[1] - SANTOS, Leonardo Montanholi dos. "To back the attack": a campanha de propaganda dos bônus de guerra nos EUA na II Guerra Mundial (1941 - 1945). Anais do XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: saberes e práticas científicas, Rio de Janeiro, 2014, p. 1. Disponível em: http://www.encontro2014.rj.anpuh.org/resources/anais/28/1398114349_ARQUIVO_TOBACKTHEATTACKACAMPANHADEPROPAGANDADOSBONUSDEGUERRANOSEUANAIIGUERRAMUNDIAL19411945.pdf
[2] - Ibidemidem, p. 1.
[3] - Ibidem, p. 8 - 13.
[4] - Ibidem, p. 13 - 14.
[5] - Ibidem, p. 15.
[6] - Ainda sobre os meios de veiculação de propagandas sobre o bônus de guerra, foi comum em revistas, como a National Geographic, a publicação de peças publicitárias diversas, porém com frases ou pequenos símbolos que incentivavam o público leitor à adquirir os bônus de guerra.
[7] - https://en.wikipedia.org/wiki/Diamond_Match_Company
[8] - https://www.nps.gov/mima/index.htm
[9] - SANTOS, Leonardo Montanholi dos. op. cit., p. 5.

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