Victory Mail, parte 1.

Na semana passada, recebi aqui em casa o meu primeiro V-MAIL, que adquiri do amigo filatelista José Evair Soares de Sá, através da sua loja virtual Orchimania Filatelia, aliás, recomendadíssima 👍.

Brincando com a frase de uma antiga propaganda, o primeiro V-MAIL a gente nunca esquece.

Mas, o que é um V-MAIL?

V-MAIL é a abreviatura de Victory Mail, um suporte para o envio e recebimento de correspondências escritas, baseado na microfilmagem das mensagens originais, redigidas em formulários padrões, sendo reveladas em papel fotossensível para posterior entrega ao destinatário.

Origens.

A tecnologia que possibilitou o lançamento do V-MAIL foi desenvolvida pela KODAK, durante o final da década de 1920, quando a empresa patenteou uma tecnologia específica de microfilmagem para documentos bancários. Em 1941, ela deu origem ao British Airgraph Service, que por sua vez, influenciou o surgimento do V-MAIL.

O V-MAIL foi lançado nos Estados Unidos, em 15 de junho de 1942, segundo informa o National Postal Museum, pertencente ao Instituto Smithsoniano. O serviço foi oferecido aos cidadãos norte-americanos, como um meio alternativo de correio militar. As correspondências poderiam ser enviadas dos EUA para os teatros de operações ou dos teatros de operações para os EUA.

O serviço de Victory Mail surgiu como um meio de otimizar as comunicações postais em tempo de guerra e, naturalmente, de fortalecer a propaganda acerca da participação norte-americana na Segunda Guerra Mundial. A execução do "Correio da Vitória", em uma tradução livre para o português, envolveu o governo dos Estados Unidos e a iniciativa privada.

Meu V-MAIL.

Você já viu um V-MAIL? Se você ainda não viu um exemplar, observe a imagem a seguir:

Frente de um V-MAIL revelado e enviado ao destinatário. Coleção do autor.

Descrição filatélica:

V-MAIL circulado entre o APO 464 (5. Exército dos Estados Unidos, Itália, sine die) e o distrito de Downingtown (Pensilvânia, EUA, sine die). Marca retangular de censor militar do exército: "US / PASSED BY 10053 ARMY EXAMINER".

V-MAIL em números.

  • Os formulários originais eram microfilmados por uma máquina denominada Recordak. Sua capacidade era de 40 cartas microfilmadas por minuto.
  • Cada rolo de microfilme reunia 1.600 cartas microfilmadas.
  • Estima-se que, entre 1942 e 1945, foram processadas mais de 1 bilhão de correspondências pelo serviço de V-MAIL.
Encerramento do serviço.

O serviço foi oficialmente encerrado em 1. de novembro de 1945.

O que há na internet sobre o assunto?

Comentários

Postagens mais visitadas