Antes do muro: o bloqueio de Berlim (1948 - 1949).

Foi comemorado no começo desta semana, no último dia 9, o aniversário de 32 anos da queda do muro de Berlim. Costumo dizer aos meus alunos de História, que a queda do muro de Berlim foi um dos acontecimentos históricos mais importantes ocorridos durante o final do século 20.

Pois, ele foi um dos sinais do ocaso dos regimes comunistas na Europa, deu início do processo de reunificação alemã e assinalou o término de um período histórico iniciado com o término da Segunda Guerra Mundial no continente europeu, maio de 1945.

O muro de Berlim que conhecemos através dos livros de história foi o ponto alto de um processo de isolamento e divisão física da capital da Alemanha, iniciado antes da construção do próprio muro, cuja "primeira geração" foi erguida na calada da noite de 13 de agosto de 1961, durante um episódio conhecido como o Bloqueio de Berlim.

O Bloqueio de Berlim.

Entre junho de 1948 e maio de 1949, o exército soviético bloqueou todos os acessos ferroviários e rodoviários a Berlim Ocidental.

Em resposta, os aliados ocidentais - Estados Unidos e Reino Unido - organizaram um ousado sistema de ponte-aérea (Luftbrücke) entre a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. A RAF e a USAIF foram responsáveis pela operação que durou 15 meses, operando 24 horas por dia. Os aeroportos de Tegel, Gatow e Tempelhof foram os pontos de chegada e de partida dos inúmeros aviões cargueiros britânicos e estadunidenses que abasteceram Berlim Ocidental com tudo do que ela necessitava para sobreviver, de víveres à correspondência postal (MAN, 1979; WINDSOR, 1968).

A marca postal publicada nesta postagem faz parte dessa história.

Pois, ela é formada por um carimbo datador e uma flâmula alusivos ao centésimo dia de existência da Luftbrücke Berlin. O selo regular sobre o qual foi aplicada essa marca corresponde ao número 4, no valor de 10 centavos, da série de selos regulares emitida em setembro de 1948, com sobrecarga preta "BERLIN".

Segundo o catálogo Michel (2000), o selo em questão teve uma tiragem de 6.600.000 exemplares, que circularam até 31 de março de 1949, quando perderam sua validade.

Frente do bilhete com destaque para o selo e a marca postal. Coleção do autor.

Verso

Referências:

MAN, J. Bloqueio de Berlim: uma ponte nos céus. Rio de Janeiro: Renes, 1979 (História Ilustrada do Século da Violência; v. 9).
MICHEL. Deutschland-katalog 2000/2001. München: Schwaneberger Verlag, 2000.
WINDSOR, P. O bloqueio de Berlim. In:  ABRIL CULTURAL. História do século 20: 1942 - 1956. São Paulo: Abril Cultural, 1968.

Comentários

Postagens mais visitadas