Posta Militare.

Itália é um país que surgiu durante o final do século 19, através de um processo de unificação política que foi concluído em 1870. Por falar em unificação italiana, neste ano, está sendo celebrado o aniversário de 200 anos de Anita Garibaldi (1821 - 1849), cuja história de vida se entrelaçou com a história da unificação italiana.

Posta Militare.

O Correio Militar italiano (Posta Militare) foi criado em 1915, no contexto da entrada da Itália na Primeira Guerra Mundial. Ele esteve subordinado à força terrestre italiana, isto é, ao Regio Esercito, apesar de empregar funcionários civis, distribuídos em três Departamentos: 1) Secretaria e Pessoal; 2) Movimentação e transporte; 3) Contabilidade. Ambos eram monitorados por um escritório de fiscalização (LA STORIA..., 2021).

Após o término da guerra, o serviço foi extinto em 1923. Porém, foi reativado durante a Segunda Guerra Ítalo-Etíope (1935 - 1936) e a Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), o Correio Militar foi reorganizado em 2 de setembro de 1939, aproveitando a estrutura e a experiência da Primeira Guerra Mundial. Ele esteve subordinado ao Quarto Exército (LA STORIA..., p. 2021).

Cartolina Postale.

Frente do bilhete. Coleção do autor.

Bilhete postal militar italiano circulado entre o Correio Militar n. 20 (05/IX/1942) e Silandro (Itália, s.d.). Correspondência isenta de selo postal, conforme indica o carimbo circular roxo "52. BATTERIA DA 20 MM II c. d.A / UFFICIO SPROVVISTO DI BOLLO [isento de selo, em uma tradução livre para o português]".

Além do fasces estilizado, que ilustra a frente do bilhete, é possível ler uma frase impressa sobre o canto superior esquerdo, atribuída a Benito Mussolini: "ARMI E CUORI DEVONO ESSERE TESI VERSO LA MÈTA: CONQUISTARE LA VITTORIA" (Armas e corações devem mirar na meta: conquistar a vitória, em uma tradução livre para o português).

Iconografia anticomunista.

Observe a figura a seguir:

Verso do bilhete. Coleção do autor.

Ela foi imprensa sobre o verso do bilhete. Monocromática, tem o título de "L'EUROPA CONTRO L'ANTIEUROPA" (A Europa versus a Antieuropa, em uma tradução livre para o português). No canto esquerdo da imagem, uma mulher, que segura em seu colo um bebê e que tem em torno de sua cabeça um halo (seria a Virgem Maria?), assiste um soldado alemão e outro italiano contendo um monstro que força sua entrada por uma porta.

Com sua mão direita, o monstro empurra a porta. Já com a outra mão, abaixado, busca uma foice e um martelo sobre o chão. O pé esquerdo do soldado italiano pisa sobre a Union Jack, a bandeira do Reino Unido.

O monstro representa o Bolchevismo, a "Antieuropa", que ameaça a existência da Europa, na imagem, defendida pelos alemães e italianos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Anticomunismo foi um tema recorrente na propaganda de guerra das potências do Eixo, em particular, da Alemanha e da Itália. A ameaça bolchevique foi representada de diversas maneiras sobre os mais variados suportes, a exemplo do bilhete postal que faz parte desta publicação. O Bolchevismo e os bolcheviques foram representados sob as formas de doenças, hordas de bárbaros, monstros e pestilências, que justificavam a guerra empreendida pela Itália e Alemanha no continente europeu.

Para esse contexto, vale lembrar Richard Evans (2018), segundo o qual o imaginário nacional-socialista enxergava uma ameaça contra a existência da Alemanha nos judeus, representados pelo capitalismo financeiro / democracia liberal dos Estados Unidos, assim como pelo Bolchevismo disseminado pela União Soviética.

A guerra era inevitável e necessária.

Referências.

EVANS, Richard J. O Terceiro Reich na história e na memória. São Paulo: Planeta, 2018.
LA STORIA DELLA POSTA MILITARE. Disponível em: http://www.museowalterrama.it/storia-posta-militare/. Acesso em: 09 out. 2021.

Comentários

  1. Como diferenciou o soldado alemão do italiano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capacetes diferentes e detalhes dos uniformes, como por exemplo, as botas de marcha do soldado alemão e as perneiras de bandagem do italiano.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas