O General Władysław Sikorski.

Sikorski é um dos heróis nacionais da Polônia.

Ele foi militar e político atuante, especialmente, na Segunda Guerra Mundial, quando exerceu os cargos de primeiro-ministro do governo polonês no exílio e comandante-em-chefe das suas forças armadas. Nasceu em 1881, no sul da Polônia, na cidade de Tuszów Narodowy. Faleceu em um acidente aéreo em julho de 1943.

Ele foi homenageado através do desenho que ilustra o patriotic cover que faz parte desta publicação. Segundo informações impressas sobre o seu verso, o autor do desenho foi um certo M. J. Huss, na época, residente na rua Davis, 630, na cidade de Evanston, no estado de Illinois.

Eu arrematei este envelope na última venda sob oferta da Neumann Filatelia. Não faço a mínima ideia de como que esse envelope chegou às mãos de um padre (?) chamado Estanislau Tazebiakowski (?), que o remeteu a outro religioso, o Irmão Metodio Kulla, conforme é possível ler na frente e no verso do envelope descrito a seguir.

Descrição filatélica.

Embora eu o tenha arrematado junto com outro envelope, na verdade eu os ganhei de presente de Dia dos Pais da minha esposa Juliana e dos meus filhos Heitor e Érico 💓.

Frente do envelope. Coleção do autor.

Envelope patriótico circulado entre o distrito de Conservatória, município de Valença (RJ, 06/XII/1944) e a comunidade de Techny, estado de Illinois (EUA, 23/I/1945). No Brasil, trânsito pelo então Distrito Federal,  a cidade do Rio de Janeiro (07/XII/1944). Nos Estados Unidos, trânsitos por Miami (12/I/1945) e Nova Iorque (20/I/1945). Carta registrada número 3019, com dupla censura brasileira e americana, sendo a primeira operada no Rio de Janeiro, conforme revelam os as marcas de censura e censor aplicadas sobre a frente e o verso do envelope, respectivamente, com as seguintes informações: "D.F. / 291"; "DF / -7DEZ1944".

Verso do envelope. Coleção do autor.

Correspondência cujo conteúdo foi escrito em língua alemã, conforme anotação manuscrita feita na frente do envelope, sobre seu canto superior esquerdo, de acordo com o exigido pela censura postal brasileira da época.

Detalhe da frente do envelope. Coleção do autor.

Missionários do Verbo Divino.

Pode ser que o remetente e o destinatário da correspondência transportada pelo envelope examinado nesta publicação fossem membros da Congregação do Verbo Divino, cuja sede nos EUA estava situada em Techny desde 1896.

Observe novamente a frente o envelope. Abaixo do nome do destinatário, "Ir. Metodio Kulla", foi manuscrito o nome "S. Mary". É possível que seja o Seminário da Missão de Santa Maria ou, no original, St. Mary's Mission Seminary, aberto em 1909 pelos irmãos missionários do Verbo Divino.

Contudo, até o momento, isso tudo não passa de especulação que carece de uma boa pesquisa histórica 😉.

Comentários

Postagens mais visitadas