Filatelia e história postal em São Bento do Sul, parte 1.

Olá!

Embora eu seja natural de Joinville, desde 2009 moro em São Bento do Sul, um município que, tal como a minha cidade natal, está localizado no nordeste do estado de Santa Catarina. O meu envolvimento com São Bento do Sul iniciou em 2006, quando passei a lecionar História no Colégio Global, escola em que trabalho até hoje. De lá para cá, minhas relações afetivas e profissionais com a cidade foram intensificadas ao ponto de, no momento, eu não me ver em outro lugar.

Eu realmente gosto de São Bento do Sul e dedico parte dos meus estudos filatélicos às histórias postal e filatélica do município. Receio que hoje eu seja o único filatelista em São Bento do Sul. Contudo, durante a primeira metade da década de 1960, o extinto jornal Tribuna da Serra manteve uma coluna filatélica escrita por um jovem filatelista local chamado Izan Husmann (aliás, o avô de uma ex-aluna querida lá do Colégio Global 😁). Em 1964, foi anunciada a fundação da Sociedade Filatélica São-Bentense, cuja história aguarda pelos seus pesquisadores.

Contudo...

As referências ao colecionismo de selos postais mais antigas que encontrei em São Bento do Sul foram publicadas nas páginas de um antigo jornal federalista chamado A Legalidade, lançado em 20 de fevereiro de 1892. Em sua edição de 5 de agosto de 1893, foi publicada uma nota a respeito de uma publicação sul-rio-grandense denominada O Olho de Boi:

Fonte: A LEGALIDADE, São Bento, v. 2, n. 6, 05/VIII/1893, p. 3. Hemeroteca Digital Catarinense.

Anos mais tarde, na edição de 2 de abril de 1898, outra nota anunciou o recebimento de mais um número da Revista Philatelica do Brasil, editada por Alphonse Bruck. Nascido em Luxemburgo, Bruck se radicou no Brasil em 1885. Além de colecionador de selos postais, ele foi um pioneiro no comércio e no jornalismo filatélicos no Brasil. Alphonse Bruck faleceu em 1900, aos 35 anos de idade [1].

Fonte: LEGALIDADE, São Bento, v. 4, n. 49, 02/IV/1898, p. 1. Hemeroteca Digital Catarinense.

Nas edições seguintes do jornal, foram publicados anúncios dos álbuns de selos brasileiros organizados por Bruck, disponíveis para compra em sua "Casa Philatelica" e nas "principaes" livrarias do país.

Fonte: LEGALIDADE, São Bento, v.4, n. 51, 19/IV/1898, p. 4. Hemeroteca Digital Catarinense.

Para a história da filatelia brasileira, a importância de Alphonse Bruck vai além do comércio e do jornalismo filatélicos: ele foi responsável pelo primeiro álbum de selos brasileiros editado no país. [2].

Notas:

[1] - Informações fornecidas pelo filatelista Henrique Cruz, do grupo Só CENSURA POSTAL ao qual o autor agradece imensamente.
[2] - Idem.

* * *

E aí, gostou desta publicação? Então, vou pedir um pequeno favor: se possível publique um comentário ou compartilhe o link em suas redes sociais. A filatelia brasileira agradece 👍.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas