Aniversário de 76 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.

No último Sábado, dia 8, foi comemorado, exceto na Rússia, o aniversário de 76 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, efeméride conhecida como Dia da Vitória.

Brasil faz parte dessa história, pois, entre 1944 e 1945, efetivos das suas forças aérea e terrestre participaram de operações militares contra o eixo na Itália, através do 1. Grupo de Aviação de Caça e da Força Expedicionária Brasileira (MAXIMIANO e BONALUME NETO, 2011).

Vitória dos Aliados.

O governo brasileiro, por meio do Departamento dos Correios e Telégrafos - DCT, celebrou o fim da guerra na Europa com uma emissão comemorativa lançada em 8 de maio de 1945. No sistema de catalogação RHM, ela corresponde aos números C-198/202, formada por cinco valores: 20 centavos; 40 centavos; 1 Cruzeiro; 2 Cruzeiros; 5 Cruzeiros.

A série foi acompanhada por carimbos comemorativos e folhinhas filatélicas oficiais, para as quais o DCT emitiu os mesmos selos postais, porém impressos sobre papel cartão.

Curiosidades e variedades.

A série Vitória dos Aliados além de belíssima, impressa em talho doce, é rica em curiosidades e variedades, tais como papeis filigranados ou não; com espessura diversa ou defeitos de impressão. Há também diversos tipos de ensaios e provas, a exemplo da figura a seguir:

Coleção do autor. Ex - José Luis Fevereiro.

Ela representa um par de provas em papel fino sem filigrana referente ao terceiro valor da série, 1 Cruzeiro, RHM C-200.

O artista responsável pelo seu desenho foi José R. de Souza, sendo a gravação na matriz realizada por Walter Borges Freitas (MEYER, 1985).

Na folhinha filatélica, impressa nas oficinas da Imprensa Nacional, consta a seguinte descrição do selo:

"O SELO DA VITÓRIA representa uma alegoria aos povos que se uniram na guerra de morte ao fascismo sanguinário. É constituído por símbolos do trabalho, ciências e artes. Tem ao fundo duas figuras alegóricas tocando as trombetas da 'Vitória'. As bandeiras das principais Nações Unidas, enfileiram-se no último plano, sendo que, entre as outras, destacam-se as dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Rússia, da China e do Brasil".

Referências.

MAXIMIANO, Cesar Campiani; BONALUME NETO, Ricardo. Brazilian Expeditionary Force in World War II. Oxford: Osprey Publishing, 2011 (Mans-at-Arms; v. 465).

MEYER, Rolf Harald. Catálogo de selos Brasil 85. 43. ed. São Paulo: edição do autor, 1985.

Comentários

Postagens mais visitadas