Há 77 anos...

 ... uma carta foi despachada de Havana para Joinville. Seu conteúdo, infelizmente, se perdeu. Porém, seu envelope sobreviveu ao tempo e faz parte da minha coleção de censura postal desde o final da década de 1990, quando eu o arrematei em um leilão realizado lá na antiga Associação Filatélica de Joinville - AFJ.

O remetente, um certo Jose de La Riva, residente na Calle Strampes, número 8,  em Santos Suarez, um dos bairros da capital cubana.

Já o destinatário, o Sr. Alfredo Koch. De acordo com as informações fornecidas pelo seu neto, Flavio Luiz Koch, ele nasceu em Curitiba (PR), em 1903. Ainda criança, veio com sua família para a cidade de Joinville (SC), onde seu pai, Otto Koch, abriu uma tipografia.

De acordo com o relato do seu neto, Alfredo Koch lutou na Revolução Paulista, em 1924, sendo condecorado como herói de guerra. Ao longo da vida, ele também foi filatelista e um dos fundadores da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas - AJAO.

Alfredo Koch faleceu em 1979, aos 76 anos de idade 😔.

Descrição filatélica.

Envelope circulado entre Havana (Cuba, 14/IV/1944) e Joinville (SC - carimbo de chegada ilegível). Carta simples, com obliteração mecânica acompanhada de uma flâmula de propaganda valorizando o consumo de produtos cubanos. Trânsito pela censura postal cubana, conforme indica o carimbo de censura/censor circular: "REPUBLICA DE CUBA / MINISTERIO DE DEFENSA NACIONAL / DEPARTAMENTO DE EXAMEN DE LA CORRESPONDENCIA POSTAL / PASSADO POR". Porém, sem indício de abertura do envelope e verificação do seu conteúdo. No Brasil, passagem pelo então Distrito Federal (RJ, 16/VI/1944), onde a carta foi aberta pela censura postal, como revelam o carimbo de censor "D.F. / 17" aplicado e a tira de fechamento.

Frente do envelope. Coleção do autor.

A imagem a seguir corresponde a um detalhe ampliado do envelope que destaca do carimbo de censura/censor aplicado em Cuba. De acordo com o estudo de Chris Miller (2006), trata-se de um carimbo manual "tipo 3", que o autor situou entre 4 e 24 de junho de 1944.

Detalhe do envelope com destaque para o carimbo de censura/censor. Coleção do autor.

Um milhão de obrigados.

O autor gostaria de agradecer o amigo filatelista Henrique Cruz, do grupo "Só CENSURA POSTAL", pela indicação do artigo de Chris Miller (2006) que ajudou um bocado na contextualização o envelope destinado ao Sr. Alfredo Koch. Por falar no destinatário, um milhão de obrigado às pessoas que nos grupos "Joinville De Ontem" e "Joinville e suas histórias", ambos da rede social Facebook, gentilmente comentaram e forneceram pistas sobre o destinatário 👍.

Em especial, minha gratidão ao Sr. Flavio Luiz Koch pelas informações biográficas a respeito do seu avô e à bisneta do Sr. Alfredo Koch, minha ex-aluna, Flávia Koch pela troca de mensagens👍.

Os documentos históricos são a matéria-prima com a qual os (as) historiadores (as) narram o passado. Porém, por trás das fontes há sempre pessoas, sendo uma das obrigações da história dar visibilidade à elas.

Referência:

MILLER, Chris. WWII - CUBA - handstamps. C.C.S.G. Bulletin, v. 33, n. 4, p. 171 - 172, out. 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas