Centenário de Wolfgang Hermann Kohls.

Neste ano, a filatelia brasileira, em especial, a catarinense, está celebrando o centenário do filatelista teuto-brasileiro Wolfgang Hermann Kohls (1921 - 2012). "Seu Kohls" para os íntimos. "Vati" para seus familiares próximos 😊.

Como prometi em uma publicação anterior, dedicarei parte das postagens do blog em 2021 à memória de "Herr Kohls", como eu costumava chamá-lo.

Ele foi meu mentor filatélico e os primeiros envelopes circulados com censuras postais da época da Segunda Guerra Mundial eu obtive com ele, lá no seu escritório localizado no edifício Manchester, no Centro de Joinville.

Sem mais delongas, vamos ao envelope "de hoje":

frente do envelope. Coleção do autor.

Detalhe do verso do envelope com destaque para as marcas e a tira de fechamento.

Descrição filatélica.

Envelope circulado entre Quito (Equador, ??/??/193?) e Joinville (SC, 22/IV/1937). Anotação manuscrita pelo destinatário com data de "23.4", quando ele, de fato, coletou a carta em sua caixa postal. Carta simples, com censura postal brasileira realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ, sine die), na época, Distrito Federal, conforme indicam os carimbos de censor "18" (Meiffert 13.0) e de censura "CENSURA POSTAL / D. FEDERAL" (Meiffert 18.0), assim como a tira de fechamento (Meiffert 9.0.).

Comentários

Postagens mais visitadas