A tarefa desafiadora de colecionar o tema Segunda Guerra Mundial.

Durante a noite do último dia 15 de março, uma Segunda-feira, foi realizada mais uma edição do evento on-line SPP - Conecta, promovido pela Sociedade Philatelica Paulista, organizado e mediado pelo filatelista Ygor Chrispin. Na ocasião, foi ministrada a palestra "Inovação na Filatelia Temática" pelo presidente da Federación Inter-Americana de Filatelia - FIAF Luis Cláudio Fritzen.

Os conteúdos ministrado pelo palestrante e do debate subsequente foram gravados e podem ser acessados através do link a seguir:


É difícil expor o que mais chamou a minha atenção na palestra ministrada ou durante o debate com o público que participou do evento por meio do Zoom. Afinal, foram muitas coisas legais que servem de orientação não somente para os interessados em Filatelia Temática, como também para colecionadores ligados às demais Classes da Filatelia Expositiva.

Um tema amplo.

Apesar das minhas principais coleções estarem ligadas à Filatelia Tradicional e à História Postal, o meu interesse pela Filatelia Temática se dá pela Segunda Guerra Mundial, tema que coleciono e que, em um futuro incerto, pretendo organizar na forma de uma coleção temática de cinco quadros para participar de exposições filatélicas competitivas.

Mas, isso tudo em uma galáxia muito, muito distante 😅.

Colecionar o tema Segunda Guerra Mundial é uma tarefa desafiadora por diversas razões. A primeira razão é sua amplitude tanto na existência de uma quantidade incomensurável de conteúdo dos mais variados gêneros publicados quanto no volume de selos postais emitidos durante e após o conflito [1].

Nesta publicação, vou falar um bocadinho sobre essas emissões 📯.

Entre as contingências da guerra e a memória sobre o conflito.

Costumo dividir as emissões sobre a Segunda Guerra Mundial em dois conjuntos:

1) Emissões contemporâneas ao conflito;

2) Emissões posteriores ao conflito.

O bloco selos a seguir, é um exemplo do primeiro conjunto:

Sct., B-144. Coleção do autor.

Trata-se de um dos dois blocos sobretaxados lançados em 1942, em prol da legião de voluntário holandeses nas SS-em-armas. Durante a Segunda Guerra Mundial, os países beligerantes lançaram selos postais com fins publicitários ou para arrecadação de fundos para os seus respectivos esforços de guerra. Há também as emissões para serviços postais específicos, decorrentes das contingências do conflito, e as falsificações aliadas e do eixo usadas em ações de guerra psicológica.

Mi., 1102 - 1110. Coleção do autor.

Os seis valores representados na figura acima correspondem a uma das séries comemorativas lançadas pela antiga República Democrática Alemã que celebraram a vitória contra o Fascismo. Isto é, a vitória segundo a narrativa oficial dos países do antigo bloco socialista na Europa, sob a liderança da União Soviética.

As emissões comemorativas sobre a Segunda Guerra Mundial lançadas a partir do pós-guerra são um guia para constatarmos as permanências e as mudanças nas memórias e histórias oficiais sobre o próprio conflito, cujos enredos, conteúdos e personagens entram ou saem de cena conforme os sabores dos contextos históricos e dos regimes políticos.

A partir dessa perspectiva, as emissões comemorativas lançadas desde 1945 vão além da função ilustrativa que, em uma coleção temática tem de ser coerente com o texto escrito: seguindo as lições ensinadas pelos historiadores Eric Hobsbawm (1997) e Jacques Le Goff (1996), os selos postais comemorativos expressam jogos de linguagens que orientam a invenção de tradições e a constituição de memórias sobre a própria Segunda Guerra Mundial.

Nota.

[1] - O volume aumentará se considerarmos outros itens colecionáveis tais como bilhetes postais, cinderelas, franquias mecânicas, marcas, etc.

Referências.

HOBSBAWM, Eric. A produção em massa de tradições: Europa, 1870 a 1914. In.: _____; RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997 (Coleção Pensamento Crítico; v.55).
LE GOFF, Jacques. História e memória. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1996 (Coleção Repertórios).

Comentários

Postagens mais visitadas