Putz grila, o valor facial passou do valor do porte!

 Olá, observe a figura a seguir:

Coleção do autor.

É a frente de um envelope circulado entre as cidades de Praga (República Tcheca, 2?/VI/1943) e Evere (Bélgica, sine die). Trânsito pelo escritório de censura postal estrangeira em Colônia (Alemanha, sine die), onde o envelope foi aberto, seu conteúdo examinado pelo censor e liberado para seguir ao destinatário, um certo senhor Auguste Minon. Também no escritório de Colônia, o envelope foi submetido a um exame para revelação de mensagens escritas com tinta simpática (invisível), conforme revelam as manchas azuis visíveis sobre a frente e o verso do envelope.
 
Detalhe do verso do envelope.

De acordo com a tabela de portes de 01/X/1940, cartas com até 20 gramas de peso destinadas ao exterior (exceto Alemanha e Eslováquia) custavam 2,50 Coroas. Já o porte para o registro, 3 Coroas. Total: 5,50 Coroas. Contudo, ao somar o valor facial total dos selos postais aplicados sobre o envelope (as sobretaxas não entram no cálculo), cheguei o valor total de 6,70 Coroas 😱, 1,20 Coroas a mais!

Os portes foram pagos com selos comemorativos que pertencem à três séries diferentes, todas lançadas em 1943, mas com validade até 30 de junho e 30 de setembro daquele ano. Ah, sim, os selos comemorativos "alemães" da época tinham validade (MICHEL, 2000).

Todas as séries aplicadas sobre o envelope estão completas! Nelas, encontram-se dois selos de 1,20 Coroas. Se a pessoa que os fixou no envelope tivesse tirado um dele, o valor facial estaria corretíssimo.

Estranho, né? Será que este envelope é fake 😔?

Não, eu não acredito que ele seja falso. Pois, exceto pelo valor excedente de 1,20 Coroas, os selos comemorativos, a etiqueta de registro, as marcas e a passagem pelo escritório de censura postal estrangeira em Colônia, inclusive, o uso do reagente para tinta simpática são coerentes com a época.

De boas, suspeito que este envelope seja coisa de filatelista, em que o remetente forçou um pouco a barra para enviar ao destinatário algo legal com três séries completas. Não é comum ouvirmos de nossos amigos de selos que costumam colocar selos para além do porte? Isso não é novidade entre nós. E, para os serviços postais, esse valor "a mais" não tem problema.

Agora, o problema sobra para alguém como eu, que curte história postal e se interessa pelas tarifas postais registradas nos selos fixados sobre os envelopes 😏.

Referência.

MICHEL. Deutschland-Katalog 2000/2001. München: Schwaneberger Verlag GMBH, 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas