A censura postal durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), parte 2.

O Protetorado da Boêmia e Morávia foi criado em 15 de março de 1939, através de um decreto assinado por Adolf Hitler (1889 - 1945) nas dependências do Castelo de Praga, na capital da República Tcheca, a cidade de Praga.

O território do Protetorado foi formado pelas regiões da Boêmia, Morávia e Silésia Tcheca. Ele fazia parte da "Grande Alemanha" ou Grossdeutsches Reich. Sua capital foi a já citada cidade de Praga, sendo as línguas alemã e tcheca os idiomas oficiais.

Apesar de possuir moeda, a Coroa (Krone, em língua alemã / Koruna, em tcheco), e governo próprios, o Protetorado da Boêmia e Morávia foi controlado pela figura do Reichsprotektor, sendo as ordens política e social mantidas pela Gestapo e pelas SS.

O fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, em 8 de maio de 1945, representou a dissolução do Protetorado e da restauração da unidade e da independência da Tchecoslováquia, país este que existiu na Europa até 1993.

A censura postal.

Durante a Segunda Guerra Mundial, não foi praticada censura postal no território do Protetorado. Contudo, as correspondências internacionais remetidas ou destinadas à Boêmia e Morávia transitaram por um dos quinze escritórios de censura postal estrangeira subordinados ao comando militar alemão e, mais tarde, às SS (CENSORED AND MILITARY POSTAL HISTORY, 2021).

Dependendo da origem ou do destino da correspondência, ela poderia transitar por um desses escritórios, conforme elucida o envelope circulado que faz parte desta publicação e que será apresentado a seguir:

Frente do envelope. Coleção do autor.

Envelope circulado entre as cidade de Praga (República Tcheca, 02/IX/1940) e Ijuí (RS, sine die). Carta aérea, conforme indicam a etiqueta do correio aéreo e o carimbo retangular roxo "MIT LUFTPOST NACH SÜDAMERIKA". O valor facial total dos selos postais fixados sobre o envelope  - 18,5 Coroas - corresponde aos seguintes valores de acordo com a tabela de 01/VII/1940: porte para cartas com até 20 gramas para o exterior (exceto Alemanha e Eslováquia) - 2,50 Coroas; tarifa do correio aéreo para a América do Sul - 16 Coroas.

Na Europa, trânsito pela cidade de Frankfurt am Main (Alemanha, 03/IX/1940), onde a carta foi aberta e seu conteúdo verificado pela censura postal alemã, como revelam a tira de fechamento e os carimbos de censura e de censor aplicados sobre o verso do envelope. Ainda sobre o escritório de censura postal estrangeira de Frankfurt, identificado pela letter code "e", seus censores eram responsáveis pela censura postal em correspondências destinadas às Américas do Norte e do Sul, Suíça e sul da França.

Detalhe do verso do envelope. Coleção do autor.

No Brasil, trânsito pela Diretoria Regional do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, 06?/IX/1940), onde foi liberada da censura, como é possível constatar através do carimbo de censor retangular azul "6 LIVRE / DR PORTO ALEGRE.

A respeito do detalhe do verso do envelope, tira de fechamento em papel branco com as seguintes informações impressas em roxo: "OBERKOMMANDO DER WEHRMACHT "e" / GEÖFFNET"; carimbo de censura roxo: "GEPRÜFT / OBERKOMMANDO DER WEHRMACHT". Em uma tradução livre para o português: "Estado-Maior das Forças Armadas 'e' / aberto"; "Verificado / Estado-Maior das Forças Armadas".

Por último, um esclarecimento sobre os dois carimbos numéricos retangulares, "236" e "272", aplicados sobre o canto esquerdo do detalhe. De acordo com Landsmann (2019), não são necessariamente "carimbos de censores" (Prüferstempel), pois poderiam ser usados por outros funcionários responsáveis pelo processamento da correspondência que está a transitar pelo escritório de censura. O autor sugere o uso do termo "carimbo de funcionário" (Mitarbeiterstempel).

Referências.

CENSORED AND MILITARY POSTAL HISTORY. German postalcensorhip in World War II. Disponível em: <http://www.postalcensorship.com/examples/ww2germany/c_ww2gercodes.html>. Acesso em: 26 fev. 2021.
LANDSMANN, Horst. Die zensur von zivilpost in Deutschland im 2. Weltkrieg. 2. ed. s.l.: Books on Demand, 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas