Defeitos de impressão em selos: deslocamento de cor.
Desde a época dos Olhos-de-Boi, os selos postais brasileiros são impressos através de técnicas variadas, tais como a Calcografia, a Litografia e o Ofsete.
A impressão em ofsete talvez seja a técnica com a qual as pessoas mais entram em contato. Afinal, impressos em larga escala, a exemplo dos jornais, são impressos em ofsete.
De acordo com Antonio F. Costella (2018), não existe um inventor da técnica de impressão em ofsete. Suas origens estão situadas no desenvolvimento da Litografia, durante o século XIX. Segundo esse autor, em 1895 apareceu a primeira impressão em ofsete a cores, impressa em papel contínuo. Costella (2018) conclui que, na ausência de um "inventor", o emprego dessa técnica de impressão em escala industrial foi iniciado por Ira Rubel, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, em 1904.
Sobre o funcionamento da impressão em ofsete, Costella (2018, p. 105) explica que:
"[...] no ofsete a impressão é indireta [...]. O cilindro-matriz passa a tinta da imagem para um outro cilindro, revestido de borracha, que por sua vez a repassa para o papel. Daí o nome ofsete, aportuguesado de offset, do inglês to set off, de uso corrente, na linguagem gráfica da época, quando a tinta da folha impressa, mas ainda não seca, sujava a impressão seguinte. A palavra serviu, por fim, para expressar a ideia de transferir tinta de uma superfície para outra" [itálicos no original].
FEB.
Em 18 de julho de 1945, o Departamento dos Correios e Telégrafos lançou uma série de selos comemorativa em homenagem à Força Expedicionária Brasileira - FEB, formada por cinco valores - 20 centavos, 40 centavos, 1 Cruzeiro, 2 Cruzeiros e 5 Cruzeiros. Os selos foram impressos sobre papel filigranado "O" (CASA MAIS), em folhas de 90 selos casa, com picote 11 (MEYER, 1985).
A técnica de impressão empregada nas oficinas da Imprensa Nacional foi o ofsete. Essa não foi a primeira série de selos postais impressa no Brasil através dessa técnica que, durante a primeira metade do século passado, ainda não estava plenamente difundida e, principalmente, dominada.
Deslocamento de cor.
É comum encontrar nessa série exemplares com um defeito de impressão conhecido como deslocamento de cor, o qual, segundo Peter Meyer (2012) produz no selo postal afetado graus variados de deslocamento, grande, pequeno, etc.
A seguir, dois exemplares da minha coleção com cores deslocadas:
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