A censura postal na Europa após a Segunda Guerra Mundial, parte 2.

 O caso austríaco.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, em 8 de maio de 1945, a Áustria foi ocupada por forças militares aliadas e dividida em quatro zonas de ocupações: americana, britânica, francesa e soviética, tal como na Alemanha.

Os serviços postais na Áustria foram reiniciados entre maio e junho de 1945, inicialmente na zona de ocupação soviética. Em 2 de janeiro de 1946, foi reaberto o trânsito de correspondências entre esse país e o estrangeiro.

Paralelamente, as autoridades de ocupação autorizaram a prática da censura postal, através do Escritório de Censura Austríaco ou Osterreichische Zensurstelle, em Viena, que funcionou entre 1945 e 1953.

De São João del-Rei a Viena.

Coleção do autor.

Envelope circulado entre as cidades de São João del-Rei (MG, 30/XII/1946) e Viena (Áustria, 16/I/1947). Carta aérea registrada com trânsito pelo Serviço Aéreo do então Distrito Federal em 1. de janeiro de 1947. Censura postal em Viena (sine die) conforme revela a letra "w" presente no carimbo de censura/censor aplicado sobre o envelope.

A "anatomia" de um carimbo de censura/censor.

A seguir, um infográfico acerca de um dos tipos de carimbo de censura/censor aplicado sobre as correspondências verificadas pela censura postal austríaca do pós-guerra:


Comentários

Postagens mais visitadas