Os usos políticos da Filatelia, parte 1: "Niemals Vergessen!"

A Alemanha não iniciou a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Contudo, segundo o Tratado de Versalhes (1919), o Império Alemão foi considerado culpado pelo conflito, sendo punido de diversas formas, entre as quais a perda de territórios na África, Ásia e Europa. Em outras palavras, foi o fim do II Reich, proclamado décadas antes, em 1871, no mesmo Palácio de Versalhes, local este em que foi assinado o dito Tratado.

Durante o Entreguerras (1919-1939), o Tratado de Versalhes e seus artigos foram pedras dentro dos sapatos alemães. Apelidado de "ditado", foi o tema de diversos panfletos e movimentos políticos, como por exemplo, o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães - NSDAP.

O item desta postagem faz parte dessa história e pertence ao filatelista João Davidonis, que herdou de seu bisavô, Julio Krause, de Marcelino Ramos (RS).

Trata-se de uma folha na qual foram fixadas diversas cinderelas, cada uma baseada em um antigo território alemão perdido após a Primeira Guerra Mundial. Decorada com as cores da bandeira imperial - preto, branco e vermelho - a folha possui em destaque a seguinte inscrição: "Niemals vergessen! Gedenkmarken zur trauer für die 19 Deutschland geraubten gebiete", que em uma tradução livre significa: Nunca se esqueça! Selos comemorativos para o funeral dos 19 territórios roubados da Alemanha".

Folhinha filatélica de protesto político contra a perda de territórios da Alemanha após o término da Primeira Guerra Mundial. Coleção: João Davidonis.

Comentários

Postagens mais visitadas