Filatelia e história de São Bento do Sul.

O município de São Bento do Sul está localizado no nordeste de Santa Catarina, no Sul do Brasil. Suas origens estão situadas na segunda metade do século XIX, a partir de uma colônia europeia fundada em 23 de setembro de 1873.

O item que faz parte desta publicação tem relação direta com um importante personagem histórico de São Bento do Sul, o médico e político Felippe (Phillip, no original em alemão) Maria Wolff. Bávaro, nasceu em 1835. Formou-se médico pela Universidade de Munique, em 1860. Emigrou para o Brasil no ano de 1868. Felippe Maria Wolff trabalhou, inicialmente, na antiga Colônia Dona Francisca, hoje Joinville. Mudou-se definitivamente para São Bento do Sul, em 1877. Sua residência abriga o Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff, no Centro da cidade.

Líder político e pioneiro da imprensa em São Bento.

Felippe Maria Wolff foi um chefe político local adepto do Republicanismo e do Federalismo. Envolveu-se com a Revolução Federalista (1893-1895) e foi um dos pioneiros da imprensa em São Bento do Sul. Através da sua tipografia, instalada em uma edificação localizada ao lado do Museu Histórico Municipal e que até alguns anos atrás foi a sede do Arquivo Histórico de São Bento do Sul, editou e imprimiu diversos jornais, entre os quais São Bento-Anzieger, (A) Legalidade e Volksbote.

Felippe Maria Wolff faleceu em 1910.

Der Volksbote.

Em português, "Mensageiro Popular". Semanário publicado entre 1895 e 1910, foi lançado no contexto de retorno do médico a São Bento do Sul, em 21 de abril. Na ocasião, além de líder político, Felippe Maria Wolff era o único médico residente na cidade.

Descrição filatélica.

Figura 1: frente da cinta. Coleção do autor.

Cinta do jornal Der Volksbote de São Bento do Sul (1?/V/1905) para Munique (22/V/[1905]). Franquia de 50 Réis para jornais enviados para o exterior.

Referências:

EDIÇÃO comemorativa ao 75. aniversário de fundação de São Bento hoje Serra Alta. s.n.t.

FICKER, Carlos. São Bento do Sul: subsídios para a sua história. Joinville: Impressora Ipiranga S.A., 1973.

Comentários

  1. Seu Wilson que tal postar a nota de 50 Réis, Eu tenho aqui muita notas antigas, podemos conversar entra no meu e-mail fernandolapis@yahoo.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas