A dura tarefa de voltar para casa.

Europa, maio de 1945.

A Segunda Guerra Mundial no continente europeu estava encerrada. Aos contingentes dos exércitos vencedores, era o momento de receber as glórias pela vitória sobre o Eixo e de, finalmente, retornar para a casa e voltar à vida civil.

Mas, e para os veteranos das derrotadas forças do Eixo, em especial aqueles remanescentes da Wehrmacht, extinta oficialmente em 20 de agosto de 1946, foi o início da dura tarefa de voltar para casa, se é que ela ainda existisse.

O documento a seguir faz parte dessa história e tem relação com o repatriamento e à reintegração social de um ex-combatente austríaco da Wehrmacht. É bom recordar que, entre 1938 e 1945, a Áustria foi anexada à "Grande Alemanha", sob o nome de Ostmark. Logo, uma boa parte do contingente da Wehrmacht que lutou na Segunda Guerra Mundial, assim como o próprio Adolf Hitler (1889 - 1945), era austríaco.

Coleção do autor.

Certificado de liberação da Wehrmacht de Josef Schlamp (?), nascido em 14 de abril de 1899. Segundo o documento, ele foi liberado em 27 de abril de 1945. O certificado foi emitido na cidade de Viena, em 30 de março de 1946.

O carimbo circular roxo aplicado sobre o documento indicar que ele foi emitido pelo Ministério Federal do Interior da então restaurada República da Áustria. Contudo, é importante informar que, entre 1945 e 1955, esse país esteve sob ocupação militar aliada, tal como a Alemanha.

Comentários

Postagens mais visitadas