Cidade da revolta popular?

Graz é uma cidade localizada no sudeste da Áustria, no estado da Estíria. Sua população é estimada em em mais de 258 mil habitantes, a segunda maior cidade austríaca, com forte tradição universitária. O centro histórico de Graz foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Legal, né?

Contudo, durante a década de 1930, Graz foi um ativo e importante reduto nazista na Áustria, especialmente, no período que antecedeu a anexação da Áustria pela Alemanha, o Anschluss. Os nazistas em Graz, muitos dos quais estudantes e professores universitários, foram responsáveis por inúmeras ações de subversão, desestabilizando o poder público local.

Em reconhecimento, em 24 de julho de 1938, Adolf Hitler outorgou o título de Stadt der Volkserhebung (Cidade da Revolta Popular, em uma tradução livre para o português) a Graz. Aliás, cidades da Grande Alemanha que tiveram suas histórias entrelaçadas com o Nacional-Socialismo, a exemplo de Munique e Nuremberg, receberam títulos semelhantes.

Esses títulos aparecem nas marcas postais usadas pelos correios localizados nessas cidades, a exemplo do cartão postal a seguir.

Frente do cartão postal. Coleção do autor.

Cartão postal circulado entre Graz (06/III/1941) e Viena. Franquia isolada de 6 centavos para cartões postais circulados dentro do território alemão. Flâmula de propaganda da Cruz Vermelha Alemã: "DEINE PFLICHT: MITARBEIT IM DEUTSCHEN ROTEN KREUZ" (Seu dever: trabalhar na Cruz Vermelha Alemã, em uma tradução livre para o português). No carimbo datador, o título honorífico de Graz: "STADT DER VOLKSERHEBUNG" (Cidade da Revolta Popular, em uma tradução livre para o português).

Frente do cartão. Coleção do autor.

O cartão postal foi ilustrado com uma fotografia do centro histórico de Graz, com destaque para a Torre do Relógio (Grazer Uhrturm), Schlossberg e a antiga impressora de livros Josef Khil (Buchdruckehei Josef Khil), empresa esta fundada em 1895, em atividades até hoje sob a razão social Druckerei Khil.

*   *   *

Após a anexação, o serviço postal austríaco foi assimilado pelo Reichpost, o que explica a tarifa cobrada e o selo usado para franquear o cartão postal - ambos alemães.

A Áustria recuperou sua soberania somente após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Comentários

Postagens mais visitadas