Briefzentrum? Que negócio é esse?

Você notou que nos carimbos datadores aplicados sobre os selos postais alemães que você coleciona não aparecem mais os nomes das cidades da Alemanha, como antigamente?

Lembram? Antes, apareciam BerlimHanôver, etc. Agora, só tem um tal do Briefzentrum, seguido por um número entre 01 e 99.

Que negócio é esse?

Então, vem comigo, que no caminho eu explico 😉.

Uma inovação no processamento de correspondências.

No contexto da década de 1990, a Deutsche Post AG iniciou o projeto Brief 2000, que consistiu, entre outros encaminhamentos, na introdução de novos códigos postais com cinco dígitos e na abertura dos "Centros de Correspondência" ou Briefzentrum, como no idioma original.

Das agências e caixas de coletas, as correspondências são enviadas para um dos mais de oitenta Centros de Correspondência espalhados pela Alemanha, onde são processadas e encaminhadas para seus respectivos destinos dentro e fora do país.

Sabe aquele cartão postal legal que você recebeu de um amigo em viagem pela Alemanha ou de um membro do Postcrossing? Passou por um Briefzentrum.

Cartões postais enviados da Alemanha para o Brasil. Coleção do autor.

Nesses locais, o processo de obliteração dos selos postais aplicados sobre a correspondência é automatizado, resultando, geralmente, em marcas postais limpas e nítidas.

Coisa de primeiro mundo 👌.

Como é costume na Alemanha, em muitos casos, as marcas datadoras são acompanhadas por flâmulas com propagandas diversas, que podem ser usadas em coleções temáticas.

Uma história postal do século XXI.

Colecionar e estudar selos, cartões postais, envelopes, entre outros, que transitaram pelos Centros de Correspondência consiste em uma história postal do século XXI e um testemunho do esforço histórico na inovação nas comunicações postais.

Selo postal alemão que foi usado em uma correspondência processada no Centro de Correspondência número 10, localizado no Centro da capital alemã, a cidade de Berlim. Coleção do autor.

Onde encontro as correlações entre os números e seus locais?

A resposta é a internet! Isso mesmo, todas as informações básicas para desenvolver uma coleção voltada aos Centros de Correspondência podem ser coletadas em páginas, tais como a Wikipédia em língua alemã, verbete Briefzentrum (Deutsche Post AG).

Simples assim 👍.

Comentários

Postagens mais visitadas