Alemanha, Ocupação Aliada, Bizona.

Como professor de História, acredito que seja de conhecimento geral que, após sua rendição incondicional, no começo de maio de 1945, a Alemanha sofreu uma ocupação militar aliada, sendo seu território dividido em quatro zonas de ocupação: americana, britânica, francesa e soviética.

A emissão de selos postais comuns às zonas de ocupação e específicos à cada uma delas foi um dos reflexos do pós-guerra alemão entre o final da década de 1940 e o início dos anos de 1950, como é possível constatar na catalogação de selos postais alemães.

Amerikanische und britische Zone.

Sob a óptica da história postal, desde a rendição alemã e o começo da ocupação militar aliada, houve a integração entre as zonas americana e britânica. Entre 19 de março de 1945 e 15 de agosto de 1949, foram emitidos selos postais regulares e comemorativos para aquilo que na filatelia é conhecido como Bizona (MICHEL, 2019).

Bautenserie.

Entre 1948 e 1951, a autoridade responsável pela emissão de selos postais destinados à Bizona lançou uma série regular conhecida como Bautenserie (Série Construções, em uma tradução livre para o português), formada por vinte e sete valores, entre 2 centavos e 5 Marcos (MICHEL, 2019).

Meu amigo, se você acha que as nossas séries "Vovó" e "Netinha" são uma treta para classificar, com uma quantidade enorme de curiosidades e variedades, a Bautenserie não fica por menos 😬.

No catálogo Michel "normal", você já irá quebrar a cabeça com as variações de cores, muitas das quais sutis e que somente poderão ser classificadas corretamente com um bom guia de cores. Para tornar o trabalho mais árduo, os quatro últimos valores - 1, 2, 3 e 5 Marcos - possuem os tipos "I" e "II",  segundo a imagem a seguir:

Diferenças entre os tipos "I" e "II". Michel (2000).

Porém, se consultarmos o catálogo especializado de selos postais alemães, constataremos que esses dois tipos possuem variações acerca dos detalhes da fachada do Portão de Holsten, edificação que ilustra dos quatro últimos valores da série, das cores com as quais os valores foram impressos e dos picotes (MICHEL, 2020).

Observem o exemplo a seguir:

Variações de cor e picote do tipo "II". Coleção do autor.

Em um estudo preliminar, foi constatado no catálogo especializado que o tipo "II" possui uma variação de cor, verde esmeralda claro, e com picote 11, lançada em novembro de 1948, que está representado na figura acima pelo selo isolado com carimbo de Krefeld, datado de 01/XII/1949.

Já os dois selos abaixo dessa primeira variação, também pertencem ao tipo "II". Contudo, possuem cor verde esmeralda escuro e com picote 14. Foram colocados em circulação a partir de outubro de 1950, sendo os dois exemplares da foto obliterados em 1952.

Referências.

MICHEL. Deutschland-Spezial 2020. Band 2: Ab Mai 1945. Müchen: Schwaneberger Verlag GmbH, 2020.
_____. Junior 2020 Deutschland: Deutschland kompakt seit 1849. Müchen: Schwaneberger Verlag GmbH, 2019.
_____. Deutschland-Katalog 2000/2001. Müchen: Schwaneberger Verlag GmbH, 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas