Filatelia e história em redes.

Desde que eu me entendo por gente, a filatelia faz parte das minhas memórias familiares. Um dos meus bisavôs foi filatelista e o que "sobrou" da sua coleção, em parte vendida após sua morte em 1980, foi o meio pelo qual ingressei no colecionismo filatélico, incialmente, como uma grande brincadeira de criança para, mais tarde, tornar-se a forma com que me envolvi profissionalmente com a História.

Através da filatelia, eu teci as minhas primeiras redes com outros colecionadores e saberes, pois colecionar selos postais é um convite ao diálogo e ao estudo (no meu caso, o estudo da história).

Daí, uma das razões para o nome deste blog ser "Filatelia e história em redes".

Em um mundo cada vez mais virtualizado e funcionando por meio de redes sociais e outras formas digitais de comunicação, pretendo com este blog contribuir de forma mais efetiva com a divulgação e o fortalecimento da Filatelia e suas conexões com a História, pois entendo os selos, os envelopes circulados, os carimbos, etc., como fontes históricas, como expressões e vestígios dos mais variados contextos e intencionalidades.

Contudo, antes de qualquer publicação específica, tenho de deixar claro que, pela minha rotina de trabalho, não vou seguir uma periodicidade rígida. Ou seja, não vou prometer publicações semanais, quinzenais, mensais, etc.

Por outro lado, posso oferecer publicações feitas com cuidado, com curadoria. Simples assim 😏.

P.s.: o blog Selos postais e outras coisas legais foi desativado, embora eu não pretenda apagá-lo, pois, modéstia à parte, há publicações bem legais por lá. Estou pensando seriamente em criar um canal no Youtube para vídeos curtos de instrução em filatelia para iniciantes. Mas, não sei se terei fôlego para tanto.



Comentários

Postagens mais visitadas